A dieta cetogênica é um tipo de plano alimentar caracterizado pela presença de no máximo 50 gramas de carboidrato por dia, portanto ela se torna bastante restritiva, e não inclui pães, bolachas, farinhas, mesmo as sem glúten, massas, batatas e mandioca (tapioca também não).
Diferente do que muitas pessoas pensam, a dieta cetogênica não possui excesso de proteínas (hiperproteica), ela é uma dieta rica em gorduras boas (hiperlipídica) proveniente de alimentos como abacate, nozes, salmão, azeite de oliva, linhaça, chocolate 80%, ovos, chia e sementes.
O acompanhamento com nutricionista é muito importante, pois é necessário a avaliação do seu caso, assim como um plano nutricional muito bem elaborado, já que neste estilo de dieta há muitas restrições alimentares e possíveis faltas de vitaminas, fitoquímicos, e minerais, ela é uma dieta de difícil adesão a longo prazo e requer um grau de dedicação muito maior.
A dieta cetogênica não é superior a outros tipos de dietas, mas tem sim suas indicações clínicas em casos específicos, como em distúrbios neurológicos (epilepsia refratária, deficiência do transportador GLUT-1, etc)