Especialidades

Entre em contato para maiores informações

NUTRIÇÃO PERSONALIZADA COM ADRIANO LENZ

O serviço de acompanhamento nutricional com Adriano Lenz visa a qualidade de vida, a melhora da disposição e o aumento da energia no dia a dia. Toda nutrição sempre vai ser focada primeiro em qualidade de vida.

Da mesma forma que você faz um check up com seu clínico geral todo ano, a sua programação financeira com seu contador e a revisão do seu carro, você precisa fazer um planejamento do seu metabolismo. Como você quer estar daqui a um ano, daqui a três anos e daqui a cinco ou mais anos?

Por mais que você cuide bem do seu carro, ele precisa das revisões para que você tenha certeza de que todas as peças estão com o funcionamento adequado. Afinal, elas não vão lhe avisar alguns dias antes de que vão estragar em seguida.

Assim como o seu carro, o seu corpo também dá sinais silenciosos, porém não tão óbvios e claros de que você está tendo piora do desempenho, do funcionamento e da qualidade de vida. Mas nós, com a correria do dia a dia, não prestamos atenção a esses sinais. Quando nós sentimos de fato a piora é porque ela está acontecendo já há muito tempo.

Então, nós precisamos entender e aprender sobre o nosso metabolismo. Sobram estudos específicos nessa área, porém na escola não aprendemos quais são as necessidades biológicas do nosso corpo e como isso afeta negativamente a nossa qualidade de vida. De que o nosso corpo realmente precisa?

Programação metabólica

Aí entra a programação metabólica​ ou planejamento metabólico​, que consiste em avaliar como o seu metabolismo está hoje, de fato, em relação a sua faixa etária e gênero, e como ele deveria estar e o que pode, então, ser melhorado.
A programação metabólica contempla:

Fase 1 – melhora de curto prazo: que se dá entre um e três meses.

Resultados: nessa fase começam a se observar: maior disposição durante o dia, começo da melhora da qualidade do sono, normalização da função intestinal, início da redução de gordura e começo da melhora muscular.

Fase 2 – melhora de médio prazo: que vem com as mudanças nutricionais em até dois anos.

Resultados: redução da gordura pronunciada, além de construção de massa muscular significativa; melhora significativa da memória e da função cognitiva; disposição constante nos dias.

Resultados muito significativos são alcançados em até dois anos de mudanças nutricionais, pois a programação celular já está feita. O corpo se adapta e responde bem a qualquer metodologia alimentar.

Fase 3 – melhora de longo prazo: é o planejamento metabólico para uma vida saudável, que chega a partir de dois anos de disciplina alimentar.

Resultados: redução dramática no risco de desenvolvimento de doenças crônicas de longo prazo, como diabetes, hipertensão, Alzheimer; grande melhora da resposta imune aos quadros de patologias já existentes.

Dentro de uma vida com qualidade, com saúde, com energia, com boas noites de sono, entram:

– Nutrição Esportiva;
– Modulação Hormonal;
– Nutrigenética e Nutrigenômica;
– Nutrição Cognitiva;
– Nutrição Estética.

A partir do planejamento metabólico são traçados objetivos e estruturadas metas para alcançá-los para se obter qualidade de vida. O planejamento metabólico é a base para que depois possa ser feita uma nutrição avançada, onde entram a nutrição esportiva, a modulação hormonal, a nutrigenética e nutrigenômica, a nutrição cognitiva e a nutrição estética.

Essa base é fundamental para tornar a pessoa realmente saudável. A partir daí, poderão ser feitos os ajustes dos detalhes. Fornecer nutrição estética ou nutrição esportiva a uma pessoa que não está saudável não funciona, não dá resultado.

Muitos pacientes chegam no consultório pedindo o objetivo final, mas muitas vezes não tem essa base inicial, ou seja, não estão com o corpo preparado para essa nutrição especializada.

Então, a programação metabólica é nivelar o corpo para a idade de fato que a pessoa está, fazer com que ela fique num basal de qualidade. Aí começa a ser feita essa otimização do metabolismo, através da nutrição avançada e personalizada.

Sendo assim, primeiro faço esse trabalho basal, onde meu paciente já vai estar caminhando em direção ao seu objetivo, mas estaremos, antes de tudo, trabalhando a saúde e a qualidade de vida desse organismo. Para então, aí, sim, termos certeza do sucesso do objetivo específico, ou seja, a nutrição estética, esportiva, cognitiva, etc.

ESPECIALIDADES

Temos desde a melhora do desempenho esportivo, ou seja, render mais no ciclismo, na natação, na corrida, no halterofilismo (bodybuilding) e nos mais diversos esportes, até a melhora da modelagem corporal – aumento da hipertrofia e da massa muscular, redução da gordura corporal e melhora da definição da pele.

A partir dos exames bioquímicos, faz-se a avaliação dos perfis hormonais e endocrinológicos. Então, é estruturado um plano para modulação dos processos bioquímicos e do ciclo circadiano, ou seja, para otimização dos padrões hormonais, a fim de se obter uma qualidade de vida excelente. Assim, são potencializados o ganho de massa muscular, a redução de gordura corporal, a melhora do tônus da pele em geral e o aumento da qualidade do sono.

A partir da avaliação da bioquímica individual e de exames genéticos, é desenvolvido um plano alimentar específico, verdadeiramente personalizado, levando em consideração as características do metabolismo de cada pessoa. Algumas pessoas metabolizam o carboidrato um pouco melhor, outras metabolizam gorduras um pouco melhor, outras têm pequenas deficiências da absorção de vitaminas – e, portanto, precisam de mais delas. É dar esse direcionamento, essa personalização extra. Algumas pessoas têm tendência à perda de massa muscular, à degeneração da função cognitiva – não quer dizer que essas pessoas vão ficar doentes, mas a nutrição personalizada (nutrigenética e nutrigenômica) já leva em consideração essas questões e faz a prevenção.

A nutrigenética é a avaliação do seu perfil genético individual, o que está escrito nos seus genes. A nutrigenômica é o planejamento de alimentos e suplementos alimentares para modular a função dos seus genes – aumentar a expressão deles ou silenciá-los. Nós não conseguimos mudar os genes que nós temos, mas nós conseguimos deixá-los mais ativos ou mais inativos. Sabendo como é o meu padrão gênico, eu consigo modular os genes que não são muito bons e deixá-los mais inativos; assim como posso tentar expressar ainda mais os genes que são bons. Fazemos isso através do estímulo da alimentação e do exercício. Não há outra forma de fazê-lo. Nós fazemos diariamente, sem sabermos.

Com a nutrição materna, é possível fazer a programação metabólica epigenética do bebê para que ele tenha o menor risco de desenvolver doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes, hipertensão e até Alzheimer no futuro. Nós sabemos hoje que a alimentação da mãe modula a expressão dos genes dela e do bebê.

É a utilização de alimentos e suplementos nutricionais focados em melhora e otimização da função cognitiva: raciocínio lógico e memória, dando suporte para regeneração do tecido nervoso central – uma melhor função do sistema nervoso, como um todo. Visa também auxiliar na prevenção de doenças degenerativas.

Visa a melhora dos tegumentos – pele, cabelos e unhas. Seus benefícios vão desde a redução de celulite à melhora do tônus muscular e da pele, à redução da flacidez, à redução da oleosidade excessiva e à melhora da hidratação cutânea.

Um grande diferencial da nutrição estética é que ela também potencializa os resultados dos tratamentos estéticos. Há protocolos nutricionais específicos para serem feitos alguns poucos dias antes, no dia e alguns poucos dias após tratamentos estéticos, como criolipólise, radiofrequência, criofrequência, manthus, etc. Em relação a cirurgias plásticas, há tratamentos para serem feitos no pré-cirúrgico e no pós-cirúrgico, a fim de reduzir o risco da formação de cicatriz hipertrófica, quelóides e más-formações das cicatrizes em geral.

Ministro aulas e palestras em eventos e universidades por todo o país. Também realizo cursos particulares para colegas médicos e nutricionistas sobre as minhas áreas de especialização (nutrição esportiva, modulação hormonal, nutrigenética e nutrigenômica, nutrição cognitiva e nutrição estética). Para solicitação de palestras, orçamentos, cursos ou módulos de cursos, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 99981.3566.

Que tal envelhecer com mais saúde e disposição?

Ter uma boa alimentação combinada com a prática de atividades físicas são essenciais para retardar os sintomas de envelhecimento do corpo. Entre em contato e marque uma consulta.