Você acredita que para ter uma alimentação saudável significa fazer exclusões ou privações?
Muitas pessoas acreditam que se alimentar bem significa deixar de lado comidas que julgam saborosas, mas ao longo da consulta, descobrem que uma alimentação saudável é pensada de forma inteligente e inclui refeições que trazem saciedade e satisfação.
Conheça os principais grupos alimentares que devem estar presente nas tuas refeições:
VERDURAS E LEGUMES Começar o almoço ou o jantar com um prato cheio de salada ou preparações com verduras e legumes traz saciedade, evita exageros nas refeições e garante fitoquímicos com ações anti inflamatórias, antioxidantes e antiproliferativas.
AZEITE É uma ótima fonte de gordura boa (ácido oleico = ômega 9), que faz bem ao coração, mas é altamente calórico e deve ser apenas aspergido com um borrifador por cima das saladas.
Oleaginosas No grupo das oleaginosas estão várias sementes deliciosas e fáceis de transportar. Um mix de castanhas, amêndoas, nozes, pistache é uma boa opção. Mas são extremamente calóricas, portanto é imprescindível planejar a quantidade, levar apenas o necessário e não ficar beliscando. O amendoim não é uma oleaginosa e é rico em gorduras ruins, pró inflamatórias, evite ao máximo.
FRUTAS As frutas são ricas em fibras que controlam o índice glicêmico e trazem saciedade, são fontes de vitaminas essenciais para a manutenção da nossa pele, sistema imunológico, absorção de outros nutrientes, manutenção dos ossos dentre outros. Mas são uma grande fonte de carboidrato e precisam ter o consumo calculado e planejado.
LEGUMINOSAS: As leguminosas são fonte de proteína vegetal, e fazem uma combinação excelente com cereais. Elas são ricas em fibras, ferro, cálcio e zinco. São elas os feijões, grão de bico, lentilha e ervilha.