Quem disse que o inverno é só para comer coisas gordurosas e em excesso?
E quem disse que não dá para comer chocolate? Não apenas pode como se deve!

No inverno é normal sentirmos mais fome, pois o corpo gasta um pouco mais de energia para produção de calor (em torno de 10%). Se você precisa de 1600 calorias por dia para manter seu peso passaria a precisar 1760 calorias o que equivale à duas maçãs.

Mas a temporada de frio também é uma ótima oportunidade para variar o cardápio e não fugir da alimentação saudável também inclui consumo de alimentos típicos do inverno.

O segredo do sucesso em qualquer plano alimentar que foque na vida toda, no longo prazo é planejamento. Calcular quando e quanto destes alimentos serão incluídos.

1. Varie nas sopas: Caldos e sopas são pratos típicos do inverno e ótimas opções para incluir no cardápio. Abuse das sopas de legumes e cremes também. Não utilize, arroz, massas, pães, batatas e mandioca nas sopas, assim elas podem ser consumidas à vontade.

2. Evite o lanche clássico e saudável: Oleaginosas! Embora sejam fontes de gorduras boas elas têm altíssima densidade calórica, em apenas uma colher de sopa pode conter mais de 150 calorias.

A maioria das pessoas relata que quando come a pouca quantidade necessária para seu metabolismo não se sente saciado, por tanto não é uma escolha inteligente.

Uma ótima opção de lanche é um chocolate quente:

– 200ml de leite desnatado OU “leite” vegetal;
– 20g de whey protein isolado OU 30g de proteína vegetal em pó;
– 10g de cacau em pó;
– Adoçantes Xilitol OU stévia OU Eritritol conforme necessidade;
*Aqueça o leite e bata tudo com um mixer

3. Hidrate-se sempre: Com o clima frio, a vontade de beber água reduz, mas o corpo precisa de 30ml para cada quilo de peso. Para ter certeza do consumo é importante usar garrafas ou copos medidores. .

4. Substitua alguns alimentos: Substitua alimentos comuns por integrais. Eles são ricos em fibras e promovem melhora na função intestinal, auxiliam a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos e colesterol. Também prolongam a sensação de saciedade.